Segredos para ter uma marca bem-sucedida em 7 passos

Segredos para ter uma marca bem-sucedida em 7 passos

O que faz um produto mais conhecido e famoso que outro? Apenas sua qualidade? Sua exclusividade? Preço? Vitrine? Propaganda? Inovação?

Para entender como fazer uma gestão de marca bem-sucedida, criamos 7 passos básicos para servir de guia. Confira!

 

1. Conheça bem a marca

Podemos entender marca como a forma que o público vê, identifica e se relaciona com o produto. Ela vai além da logomarca da empresa, do site, das redes sociais ou mesmo da marca (nome). Criar uma identidade significa entender o que a marca deve transmitir ao público e saber a ideia, o propósito e o conceito que se deseja construir. Contrate alguém para fazer o manual da marca.

 

2. Determine audiência

Não é possível agradar a todos e negócios bem-sucedidos sabem disso. Por isso, selecionam seu público-alvo, para quem suas estratégias de venda e marketing da marca estão voltadas. Saber o público-alvo é essencial para criar formas melhores de alcançá-lo e gravar a marca na memória.

 

3. Defina a estratégia

A partir de uma marca bem construída e público-alvo definido, é possível começar a traçar as estratégias de como deixar a

marca conhecida. Aqui entra o marketing, tanto o digital quanto o tradicional, em campanhas publicitárias, participações em eventos e filmes, relacionamento com cliente em redes sociais etc.

 

 

4. Seja Reconhecido

Para uma marca se tornar forte é preciso que estabeleça vínculo com o público. Fazê-lo se reconhecer na marca e identificar nela algo essencial da própria personalidade, necessário como se nada mais pudesse substituí-la ou ser útil em diversas situações da vida que não poderiam ser resolvidas sem ela. A marca não vende apenas um produto, vende uma experiência.

 

5. Controle as comunicações

Controlar a comunicação é a forma de medir a reação do público-alvo e ajustar a marca conforme for necessário. Inclusive, os meios de comunicação podem ser medidos por um colaborador direto da empresa, por fornecedores e por outras marcas.

Utilizando uma série de técnicas de marketing, indicadores on-line de receptividade e rejeição, análises dentro da psicologia social, entre outras, é possível verificar o impacto da marca no mercado.

 

6. Mantenha a identidade

Embora toda marca deva fazer diversas campanhas publicitárias e outras formas de ações de marketing, ela não pode perder sua identidade ou seu DNA, que é o cerne que a identifica ou o conceito sobre o qual todas as diferentes campanhas serão estruturadas. Isso garante maior aderência ao público-alvo ao longo do tempo.

7. Proteja a marca, patente

É muito importante, ao se criar e desenvolver uma marca, protegê-la de plágio ou uso indevido por outras pessoas ou concorrentes. Para isso, existem algumas formas legais de proteger a propriedade intelectual que é a marca.

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João Rodrigues

Administrador, Especialista em Comércio Internacional e Gestão Financeira, Know how em Propriedade Intelectual com mais de mil marcas & patentes bem sucedidas em 2 décadas de serviços, idealizador e Diretor da Sua ID Marcas & Patentes, Palestrante corporativo em inovação em marcas & patentes.

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