Os 4 tipos de marcas

De acordo com o manual de marcas do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), a configuração visual da marca tem tipologias com diferentes características, mas esses sinais têm reconhecimento por serem distintos. Além do que esses detalhes também podem ser protegidos. Em seguida, vamos conhecer os mais variados tipos de marcas, que se dividem na forma visual em marca nominativa, figurativa, mista e tridimensional.

1. Marca Nominativa

é a marca constituída por uma ou mais palavras do alfabeto, compreendendo, também, os neologismos e as combinações de letras. Na maioria das vezes, apresenta-se juntamente com a forma mista, desde que não seja sob a forma fantasiosa ou figurativa e mantidos os elementos nominativos originais.

 

2. Marca Mista

é caracterizada por apresentar uma figura, desenho, imagem, símbolo, qualquer forma fantasiosa de figuras, letras, número, isoladamente, bem como os ideogramas de línguas, tais como o japonês e o chinês.

4. Marca Tridimensional

é aquela que se caracteriza por um formato físico do produto ou embalagem. Não se trata de uma forma comum, mas de um design que represente algo único, novo.

Ressalta-se que essas as tipologias devem ser devidamente requeridas no pedido de registro de marca para resguardar os direitos de forma completa, o que trará segurança e os direitos da propriedade intelectual.

 

João Rodrigues

Administrador, Especialista em Comércio Internacional e Gestão Financeira, Know how em Propriedade Intelectual com mais de mil marcas & patentes bem sucedidas em 2 décadas de serviços, idealizador e Diretor da Sua ID Marcas & Patentes, Palestrante corporativo em inovação em marcas & patentes.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp
Iremos garantir sua marcaClique no botão abaixo e garanta agora sua marca, não perca essa oportunidade!
Clique Aqui!